História da Tomografia

A Tomografia Computadorizada Volumétrica do Feixe Cônico, nome oriundo do inglês Cone Beam Computer Tomography (CBCT) é um método para obtenção de imagens digital, formado por uma fonte emissora de raios X de feixe cônico e um sensor plano capaz de captar a quantidade e intensidade desse feixe. Essa informação adquirida pelo sensor é conduzida por meio de cabos até um computador onde é convertida em uma imagem. A partir da interação com o computador, através da utilização de softwares é possível obter imagens em qualquer plano de projeção, bem como a reconstrução tridimensional das mesmas, o que permite uma quantidade de informações e detalhes muito maior que os obtidos com métodos tradicionais de diagnóstico.

A Tomografia Computadorizada Volumétrica do Feixe Cônico ou simplesmente Cone Beam trouxe para a área da saúde e em especial a Odontologia, uma revolução no que se refere a visualização das estruturas do complexo maxilo-mandibular, caracterizada pela altíssima qualidade das imagens e riqueza no grau de detalhes.

Essa é a era da terceira dimensão, garantia de muito mais segurança para o planejamento e execução dos tratamentos, redução dos riscos e das iatrogenias, informações precisas e confiáveis, com baixa dose de radiação e serviços cada vez mais acessíveis.

 

Criação de Sites - Artweb